quarta-feira, 23 de março de 2011

Roma: respostas dos exercícios do livro de Mário Schmidt

Roma: respostas dos exercícios do livro de Mário Schmidt
Profª Áurea Bueno
1a ) A honestidade e a dedicação à coisa pública. ( coisa rara atualmente).
1b) Porque elas são derivadas do latim, que serviu de base para o português.
1c) Porque nossa cultura herdou inúmeros aspectos da cultura romana antiga (através de Portugal região do antigo império romano) como o idioma português, derivado do latim, o cristianismo (que triunfou no império romano e de lá se difundiu), o uso dos algarismos romanos para marcar os séculos e as horas de alguns relógios, o Direito Romano, ainda estudado nas faculdades.
1d) Teriam que pagar tributos em forma de soldados para o exército.
1e) Os gregos
 2a) Os principais foram Itália, Grécia, Romênia, Sérvia, Bósnia-Herzegóvina, Eslovênia, França, Espanha, Portugal, Inglaterra, Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia, Egito, Israel, Síria, Líbano e Jordânia.
2b) No Egito, em Cartago, na Sicília e na Sardenha.
2c) Da Espanha e da Irlanda.
2d) Metais preciosos, gado e vinho.
3 a) Os cidadãos devem compartilhavam os ideais de honestidade, respeito a vida e a liberdade e dedicação e respeito a coisa pública e participação política.
3b) Somente os homens livres com direito de cidadania podiam votar. Mas Roma concedeu cidadania a povos que não nasceram na cidade ou que se quer eram latinos. Em Atenas, os metecos (artesãos e comerciantes estrangeiros, ou seja não atenienses) não tinha direito de voto.
3c) Na República, como resultado das lutas dos plebeus, o Estado passou a chamar-se `Povo e Senado de Roma ` - com a plebe em primeiro lugar. Deste modo, juntamente com os escravos alforriados passaram a fazer parte do corpo cidadão e a lutar por direitos.
3d) Colocando placas na ruas e praças com a fixação pública de inscrições garantindo a todos o acesso a informação de suas prerrogativas jurídicas, ou seja, de seus direitos e possibilitando ao cidadão recorrer dos abusos de autoridade cometidos pelo poderosos.
3e) A aristocracia, membros da classe senatorial sustentados por sua riqueza, por seus prestígios e por sua rede de clientes.
4 a) Juvenal ironiza a ausência de participação política dos plebeus, que se contentavam com o trigo barato vendido pelo Estado e com os espetáculos públicos. No passado, como ele assinala, os plebeus participavam de decisões importantes do Estado.
5 a) O número de cidadãos aumentou bastante, em especial entre 50 a. C. e 100 a. C.
5b) os povos da Itália conquistaram a cidadania romana, como se percebe no súbito aumento de cidadãos exatamente naquele período.  
6 a) A ocupação do império romano pelos povos bárbaros.
6b) O rio Danúbio nasce na atual Alemanha. Os principais países onde ele corre são  a Alemanha, Áustria, Hungria, Sérvia, Montenegro, Eslováquia, Romênia e Bulgária. Portanto, um rio de importância internacional.
O rio Reno corre principalmente nos Países Baixos, na Alemanha, na Áustria e Suíça.
Os Alpes são a alta cadeia de montanhas (algumas com mais de 4.500 metros de altitude) que cobre todo o norte da Itália como um grande escudo, mas também está presente na França, Alemanha, Áustria e, claro, Suica. Os Pirineus são a cadeia de montanhas (algumas com mais de 3.500 metros) que separam a Espanha da França.
6c) No primeiro texto a ocupação dos bárbaros é descrita como pacífica, com a autorização do imperador romano. No segundo texto a ocupação é descrita como violenta (invasão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário