terça-feira, 15 de março de 2011

POVOS ANTIGOS: antiguidade Oriental - alguns conceitos

COLÉGIO ELEODORO ÉBANO PEREIRA

Profª Áurea Barboza Bueno   Disciplina: História

ANTIGUIDADE ORIENTAL


Conceito: Antiguidade Oriental corresponde à história das civilizações egípcia, mesopotâmia, fenícia, hebraica e persa. Estes povos ocuparam regiões que, atualmente, correspondem ao Oriente Médio.

Segundo a história, essas civilizações indicavam uma sociedade estratificada com acentuada divisão social do trabalho. Tinham avançada agricultura (canais de irrigação), artesanato e comércio bastante desenvolvido e uma complexa organização político administrativa. As realizações artísticas (arquitetura) e intelectual transparece nos sistemas de escrita, notações numéricas, calendários, etc.

A presença de centros urbanos (cidades) e a coexistência de formas comunitárias de produção e de propriedade da terra pelo Estado permitem caracterizar o desenvolvimento dessas sociedades como  “modo de produção asiático”.

Na Idade Antiga, tanto na Ásia quanto no norte da África, predominava os modos de produção asiática ou oriental com caracterizado pelo trabalho compulsório das comunidades coletivas onde a propriedade pertencia ao Estado que era representado por um monarca com elevada centralização de poderes e caráter divino.

A terra era propriedade do Estado, a população pagava tributos ao governante através da servidão coletiva, fosse prestando serviços nas grandes obras ou enviando boa parte da produção agrícola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário