terça-feira, 15 de março de 2011

Para entender melhor alguns Conceitos Históricos

Alguns Conceitos básicos de História

MATÉRIA PRIMA
Substância bruta principal e base essencial com que se faz ou fabrica alguma coisa. Material retirado da natureza que serve de entrada para um sistema de produção de produtos industrializado.

SILVESTRE
Designação dada as espécies que ocorrem de forma espontânea, sem intervenção humana e num determinado habitat, ou seja, vegetação que medra espontaneamente , que não precisa ser cultivada pelo homem. Aquele que criou ou nasceu sem cultivo, no meio da selva ou plantas.

SAMBAQUIS
Enormes montanhas erguidas em baías, praias ou na foz de grandes rios por povos que habitavam o litoral do Brasil na pré-história. São formados principalmente por cascos de moluscos, mas que podem conter ossos de mamíferos, equipamentos primitivos de pesca, objetos de arte, conchas, ossos humanos, utensílios feitos de pedra e de osso. A própria origem tupi da palavra significa “amontoado de conchas”.
Sambaè concha                  kiè amontoado  

ARTE RUPESTRE
É o nome dado as gravuras, esculturas, trabalhos artísticos feitos em abrigos, cavernas, paredes, tetos rochosos e também em superfícies rochosas ao ar livre. As mais antigas foram datadas no período Paleolíticas superior (40.000 a.C.),  gravadas em lugares protegidos pelas ações da natureza.    O homem do Cro-Magnon usava carvão, seiva de plantas e frutas, argila, fezes e sangue de animais.

MODO DE PRODUÇÃO
É a maneira pela qual a sociedade produz seus bens e serviços, como os utiliza e os distribui. O modo de organização da sociedade para conseguir sobreviver, baseados em fatores econômicos, inseridos em uma época e espaço é chamado de modos de produção.


SEDENTARIZAÇÃO
Termo aplicado a transição cultural da colonização nômade para o permanente devido às novas técnicas agrícolas e pecuária. Ocorreu no período Neolítico.  Na transição para o sedentarismo as populações seminômades possuíam um acampamento fixo para a parte sedentária do ano. Foi o fim da caça e da coleta, inicio da criação das comunidades tribais, da formação do Estado, da invenção da escrita, formação das vilas, cidades e outras formas de comunidades.

RUDIMENTAR
Diz respeito aos primeiros elementos, noções ou princípio de algo. Elementar; fundamental; primário.

FÓSSEIS
Restos preservados de plantas ou animais mortos que existiram em eras geológicas passadas, preservadas no sistema natural. Qualquer vestígio petrificado de animal ou planta encontrado no subsolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário