terça-feira, 19 de abril de 2011

Vocabulário de História. 7º ano

Encomienda era a entrega de certa quantidade de indígenas a um colono espanhol, para quem deveriam prestar trabalho em troca de assistência material e religiosa. Essa forma de trabalho era similar à escravidão, mas se diferenciava dela no aspecto hereditário. Enquanto os descendentes de escravos eram cativos por um número indeterminado de gerações, no sistema de encomienda o trabalho forçado se estendia por quatro gerações no máximo.  Na prática, porém, os descendentes trabalharam para os espanhóis até o século XVIII que não cumpriram o acordo. Homens, mulheres e crianças eram obrigadas a um trabalho desumano e cansativo que muitas vezes levava-os à morte.

Encomenderoècolono espanhol que explorava o trabalho forçado indígena. Seu nome deriva da idéia que o rei da Espanha encomendava a salvação da alma dos indígenas, que deveriam ser catequizados pelo encomendero. 

Mitaè A mita era uma tradição entre a população dos incas. A mita consistia na obrigação de trabalhar alguns dias por ano para o próprio inca ou para outra pessoa. Os espanhóis aproveitaram esta tradição inca. Os mitayos - pessoas submetidas a esse sistema de trabalho – executavam diferentes tarefas, principalmente a extração de prata nas minas da região.

Colôniaè Sociedade constituída por um grupo de migrantes que deixam sua terra de origem para povoar outra região, normalmente até então desabitada.  São exemplos territórios da América, Ásia e África (colônias) ocupados ou administrados por um Estado europeu (metrópoles).

Heresiaè idéia contrária ao que foi definido pela Igreja Católica como correto.

Idade Médiaè período da história da Europa ocidental que vai do século V ao XV, caracterizado pela ausência de centralização política.

Mecenasè Pessoa rica que financia trabalho de artistas ou estudiosos, ou que patrocina, de modo geral, um campo do saber ou das artes.

Vassaloè no feudalismo, indivíduo que, mediante juramento de fé e fidelidade a um suserano, dele se tornava dependente e lhe rendia tributos.

Suseranoè senhor feudal

Fábulaè breve composição literária em verso ou prosa, cujos personagens são geralmente,  animais ou objetos inanimados, que falam e agem como humanos. A fábula busca demonstrar uma verdade moral no final da história sob a forma de advertência ou conselho. O gênero se desenvolveu durante a Idade Média. No Ocidente, a tradição da fábula inicia-se com as histórias de Esopo no século VI a. C. 

Mouroè antigo habitante árabe-berbere do norte da África; da palavra mouro derivaram mourejar – trabalhar muito – e mourisco – estilo decorativo característico da arte muçulmana na península ibérica.

Sarracenoè designação comum, na Idade Média, às populações muçulmanas do Oriente, da África e da Espanha.

Cantar de gestaè poema medieval em forma de canção que narra feitos heróicos, conhecido em língua portuguesa como canção de gesta.

Sultãoè do árabe sultan, que significa potência, esse título é utilizado por governantes de estados muçulmanos.

Feitoriaè fortificação primitiva onde eram armazenadas e comercializadas mercadorias.

Rota da sedaè antiga rota comercial entre a China e a Europa. Originalmente uma rota de caravanas, usada desde 100 a.C. Esse caminho de 6400 km começava em Xian na China, acompanhava a Grande Muralha para noroeste, subia os montes Pamir, cruzava a região do atual Afeganistão e seguia para para leste do mar Mediterrâneo onde as mercadorias eram levadas por embarcações até Roma. Seda para a Europa; lã, ouro e prata para Ásia.
  
Nativo èNato. Peculiar. Natural da terra em que nasceu. Próprio do lugar onde nasceu. Aquele que pertence ao local desde o nascimento.

Rapinaè roubo por assalto e pilhagem; ato de pegar com violência, de arrebatar.

Puritanoè Membro de uma seita protestante, a qual pretendia conhecer com exatidão absoluta o sentido literal das Escrituras. O que afeta grande rigidez de princípios. São os calvinistas da Inglaterra.

Novo mundoè O continente americano para os europeus.

Convicçãoè convencimento, certeza adquirida por fatos ou razões. Certeza absoluta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário