terça-feira, 19 de abril de 2011

7º ano: Respostas das 20 Questões para estudar

1. Quem foi Carlos Magno?
Resp. Carlos Magno manteve a aliança com a igreja e continuou com a política guerreira dos francos. Publicou a lei para que os trabalhos servis não fossem realizados aos domingos. Dividiu seu reino em províncias e entregou sua administração a funcionários de confiança: marqueses, duques e condes.  Ampliou os poderes dos inspetores que fiscalizavam os condes, duques e marqueses. Carlos Magno deu grande importância à educação, as artes e ao conhecimento.  Reuniu em sua corte, sábios de toda a Europa. Um deles, Alcuíno de York foi encarregado de preparar a versão oficial das Bíblia. Fundou numerosas escolas nos conventos, nas igrejas e em seu próprio palácio. Facilitou a atuação dos monges copistas permitindo que textos antigos gregos e romanos chegassem até nós.  Todo este movimento ficou conhecido como Renascimento carolíngio.

2. Quem foi Clóvis?
Resp. Clóvis era um dos chefes dos vários grupos de francos que viviam na Gália. Com apoio de seus guerreiros, impôs sua autoridade e se tornou rei dos francos. Foi o primeiro da dinastia merovíngia chamada assim em homenagem ao seu avô Meroveu. Rei Clóvis estabeleceu a capital de seu reino. Conquistou outros territórios como os dos burgúndios e visigodo. Em 496 converte-se ao cristianismo, fez aliança com a Igreja e com apoio da igreja expandiu seu território. 

3. O que significa processo de ruralização?
Resp. A partir do século III, o Estado romano foi incapaz de impedir os saques promovidos por povos estrangeiros e de garantir a segurança de seus cidadãos. Isto fez com que muitas pessoas se mudassem para áreas rurais, menos violentas e menos visadas pelos saqueadores do que as cidades em busca de proteção e trabalho. O esvaziamento das cidades e a migração para o campo foi denominado de processo de ruralização. O centro da vida social deixou de ser a cidade e passou a ser o campo. A Ruralização da economia, das “villae” que passaram a constituir a unidade básica da produção,

4. O que é Colonato?
 Resp. Nas áreas rurais a mão de obra escrava foi aos poucos substituída por outra forma de trabalho, conhecida como colonato. Boa parte dos escravos, que já não eram muitos durante a decadência do império romano, tornou-se colono. Portanto, o colonato foi a substituição da mão-de-obra escrava. Para trabalhar na terra, o colono fazia um contrato com os grandes proprietários pelo qual eles garantiam não só o trabalho em suas propriedades, mas também proteção militar. Em troca os colonos tinham que pagar muitos impostos. Ou seja, o colonato obrigava os camponeses – o colono - a dar parte do que produziam aos proprietários das terras em que trabalhavam como pagamento pelo uso do lote.

5. O que é Comitatus?
Resp. Era um bando de guerreiros unidos pela fidelidade a um chefe capaz de conquistar e distribuir bens. O “comitatus” era juramento de fidelidade entre os guerreiros e seus chefes.

6. Qual era a função do duque?
Resp. Controlavam os ducados, territórios próximos às fronteiras e, eram encarregados de formar e liderar exércitos.

7. Qual era a função do conde?
Resp. Administravam os demais territórios (aqueles que não pertenciam a administração de condes e marqueses) cobrando impostos, multas e fazendo cumprir as decisões do rei.

8. Qual era a função do marques?
Resp. Administravam as marcas nome dados aos territórios situados nas fronteiras do Império.

9. O que era o feudo?
Resp. Propriedade que compreendia um castelo, um palácio ou a casa do senhor e sua família, e moradias muito simples em que viviam os servos - camponeses presos ao feudo- e os vilões – camponeses livres que também prestavam serviços no feudo. O feudo podia ser também um direito de receber impostos ou de ocupar um cargo.

10. Quem fazia parte do clero?
Resp. Clero é o conjunto dos membros da igreja católica. O clero era formado pelo papa, por cardeais, bispos, abades, monges e padres. A maioria desses religiosos tinha origem nobre e possuía feudos.

11. O que significa vassalagem?
Resp. Sistema de relações militares que existiu durante a Idade Média, no qual um indivíduo chamado de vassalo oferecia ao senhor, ou suserano, serviços militares em troca de terras e de proteção militar. Um senhor feudal podia ser, ao mesmo tempo, suserano em relação a uma pessoa e vassalo em relação a outra. Caso um vassalo se rebelasse, os outros vassalos eram convocados a combatê-lo. Os vassalos também podiam ser chamados para combater uma rebelião de servos ou uma disputa entre suseranos, ou ainda lutar contra outros povos em caso de guerra.

12. Quais são os elementos de um feudo?
Resp. Castelos, campos, pastos, moinho de vento, aldeia ou vila, igreja.

13. Quais são as características de um feudo?
Resp. Relações baseadas na dependência e na fidelidade; poder político descentralizado (dividido entre diversas pessoas e não concentrado no rei); predomínio do cristianismo; produção econômica voltada para a subsistência.

14. Quais são as diferenças entre servos e escravos?
Resp. O servo não podia ser vendido, trocado ou punido, como se fazia com o escravo. Além disso, era dono de seus instrumentos de trabalho e não podiam ser expulso dos feudos.

15. Explique o manso servil.
Resp. Manso servil: o servo tinha a posse útil da terra e o senhor a posse legal. Eram terras que os camponeses usavam para sobreviver e cumprir as obrigações para com o senhor.
16. Explique o manso senhorial.
Resp. Manso senhorial: (reserva do senhor), de propriedade exclusiva do senhor feudal. Onde tudo que se produzia era do senhor.

17. Explique o que é corvéia.
Resp. A corvéia era o trabalho forçado dos servos e vilões no cultivo da reserva senhorial. O pagamento da corveta em geral era fixado em três (3) dias semanais, podendo variar de dois (2) a cinco (5) dias. O trabalho não se atinha só no cultivo, mas também na construção e reparação de pontes, estradas, represas e canais, cortar e carregar lenhas,
18. Explique o que é talha.
Resp. Talha: correspondia a uma parte da produção obtida nos campos dos servos ou dos vilões. Em troca do trabalho no manso senhorial, os colonos recebiam um lote de terra menos fértil onde os colonos plantavam para sua subsistência e de sua família. Uma parte da produção estas terras menos férteis era entregue ao senhor. Este espécie de imposto era a talha. Resumindo: talha era a obrigação de entregar ao senhor parte do que produzia no lote reservado a seu uso.

19. Explique o que é banalidade.
Resp. Banalidades: imposto pago pela utilização de bens do senhor como celeiros, moinho, forno, lagar, tonéis, moradia, etc. O pagamento era feito em produtos.

20. As leis dos germanos eram consuetudinárias. Explique o que isso significa.
Resp. Os germanos não tinham leis escritas. As leis, bem como toda a cultura germânica, eram transmitidas oralmente. O direito germânico era, portanto, consuetudinário, ou seja, baseava-se nos costumes. Cada comunidade tinha leis e costumes próprios.

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