terça-feira, 19 de abril de 2011

Resposta do capítulo 5: A África Antiga

1.a) Agricultura.
1.b)Nobreza, camponeses ou aldeões e os escravos.
1c) Os escravos faziam parte da guarda pessoal do rei. “Ele nomeava governadores territoriais, demitia funcionários a seu bel-prazer. Sentado em cadeira de marfim ou ferro, trazendo na cabeça boné ricamente bordado e, no ombro, uma cauda de zebra, o monarca (...) chefiava uma guarda composta por cerca de dezesseis a vinte mil escravos, espécie de exército privado”.
1d) Descendência da mãe (matrilinearidade), que definia o acesso à terra, a residência e quem iria ser o próximo governante.
1e) Porque eram polígamos, isto é, tinham várias esposas.
1f) Tecidos de ráfia, trabalhos em marfim, cobre e ferro e sal.


2.a) B-1                               
2b) 2-C
2c) O texto 1 diz que as figuras egípcias eram feitas geralmente de perfil com o olho visto de frente, o que corresponde a FIGURA DA LETRA B.
O texto 2 diz que as esculturas de Ife tinham a aparência clássica lembrando o realismo da Grécia e Roma correspondendo portanto, à FIGURA DA LETRA C.
O objeto abstrato com formas geométricas da arte da costa do Marfim corresponde à FIGURA DA LETRA A.
3. Tombuctu era um grande centro de comércio. Para lá convergiam inúmeras caravanas de comerciantes. Os textos também indicam que era um grande centro de estudos do Islamismo e de Ciências, daí o ativo comércio de livros. Pode ser pessoal resumindo as duas últimas linhas da 2ª coluna da página 73 e parte da 1ª coluna da página 74.
4a) Para o Oceano Atlântico. Portanto, para as Américas.
4b) O Gráfico mostra que os escravos também seguiam para pontos da África, do Mar Vermelho e da Índia.
5) Os textos mostram que as crenças religiosas justtificam a estrutura política: um antigo rei de OIO foi identificado como deus do trovão, o principal governante de IFE era descendente de ODUDUWA, o enviado por OLORUM.
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário