terça-feira, 19 de abril de 2011

1º anos: 20 questões para estudar para a prova de recuperação

1.     Explique o Crescente Fértil.
Resp. A região onde surgiram as primeiras civilizações é chamada de Crescente Fértil. Região que englobava a Mesopotâmia, uma faixa de terra junto ao Mar Mediterrâneo e o Nordeste da África. Ficou conhecida assim porque seu traçado forma um semicírculo no formato de uma lua na sua fase quarto crescente e também pela presença de grandes rios Nilo (Egito), Eufrates e Tigre (Mesopotâmia), cujos vales apresentavam solos férteis propícios à agricultura. 

2.     Escreva ao lado a cidade que corresponde atualmente a:
a.     Mesopotâmiaè Iraque
b.     Feníciaè Líbano
c.     Pérsiaè Irã
d.     Palestinaè Israel

3.     O bronze é uma liga, ou seja, é a mistura de 2 metais. Quais são esses metais?
Resp. Cobre e estanho.

4.     O que o homem de Neandertal, que desapareceu a 35 mil anos, fazia?
Resp. Ferramentas, enfeites e túmulos.

5.     Elabore uma linha de tempo do ano 2.000.000 a.C até 1.500 a.C.
Resp. Página 08 do seu livro

6.     Explique a seguinte frase: “As guerras puderam ser um  instrumento de enriquecimento de algumas sociedades  pg. 09
Resp. O povo derrotado tinha que pagar tributos aos vencedores. Deviam entregar parte do que produzia como comida, tecidos e objetos e trabalhar para os novos senhores. Algumas vezes, os derrotados tinham que trabalhar e viver integralmente em favor dos vencedores, isto é, tinham que transformar-se em escravos. Para que fosse obedecido o Estado se valia das leis e da força do exército. 

7.     O rei babilônio mais destacado foi Hamurabi. Quais os feitos dele?
Resp. Foi o mais famoso rei da Babilônia e foi o fundador do império Babilônico. Fortificou a capital cercando-a com muralhas. Grande militar e administrador. Estendeu suas conquistas e realizou grandes obras públicas. Conquistou a Assíria e fortaleceu suas fronteiras. O rei semita Hamurabi venceu inúmeras guerras contra os sumérios. Unificou seu país e faz uma reformulação na religião. Sua obra mais famosa não foi realizada com a espada, mas com uma vareta de escrever em tábuas de barro: o Código de Hamurabi. Foi sua mais célebre realização: O Código de Leis, o mais antigo código que a História registra. Todos da Babilônia deviam seguir as leis rigorosamente cujo principio era “olho por olho, dente por dente” conhecida como a Lei de Talião.
8.     O Egito e a Mesopotâmia são denominadas civilizações hidráulicas. O que isso significa?
Resp. Porque toda sua organização social, econômica e política tinham como base o controle das águas e da produtividade agrícola. Também conhecidas como civilizações de regadios. Estas sociedades utilizavam os recursos hídricos disponíveis construindo grandes canais de irrigação que permitia levar a água onde ela fosse necessária. Outras civilizações também se beneficiaram dos rios para a agricultura de subsistência como os chineses, indianos e paquistaneses.

9.     O que é um Zigurate?
Resp. O Zigurate era um prédio típico das sociedades mesopotâmicas. A parte mais alta do templo era a torre, que tinha o nome de Zigurate e funcionava como observatório astronômico. Com o tempo a palavra ZIGURATE passou a designar o templo como um todo. Esses templos serviam como morada dos deuses, residência dos reis e tinham celeiros, armazéns, habitações e oficinas; possuíam vários andares e chegavam a ter 100 metros de altura.   

10.  Desenhe a pirâmide social do Egito.
Resp Faraó - sacerdote/nobreza; burocratas e militares - camponeses/artesãos e escravos.

11.  Faça um resumo sobre o povo Hebreu.
Resp. Pg. 14/15

12.  Em que língua foi escrito o Veda?
Resp. Em sânscrito ariano

13.  Quem iniciou a construção da Grande Muralha da China e por que razão ela foi construída?
Resp. Foi na dinastia TIN que compreende o período de 249 a 206 a.C. Em 221 a.C. o rei Chi Huang-di (Tsin-Hoang-Ti) iniciou a construção para impedir a invasão dos povos que vinha do norte, as tribos mongólicas.

14.  Faça um resumo sobre o Japão.
Resp. Vocês podem copiar todo o texto da página 19. É curtíssimo. Procure pesquisar em enciclopédia na biblioteca ou na internet em site confiável.

15.  Descreva o sistema de casta da Índia.
Resp. Até o século XX a sociedade indiana foi dividida em grupos sociais rígidos chamados de castas, e que têm origem na dominação ariana. As castas são determinadas pelo nascimento. A casta superior- brâmane- agrupava as famílias nobres que governavam o Estado e eram os principais sacerdotes da crença hinduísta. Em seguida, vinha outra casta, a dos nobres guerreiros – xátrias- que também ocupavam altos postos. A casta intermediária – vaixá- era composta por camponeses, comerciantes e artesãos. Lá embaixo, os párias. considerados impuros e só tinham permissão para lidar com coisas sujas como cadáveres, lixo e excrementos. Estavam proibidos de encostar nas castas superiores. As pessoas nascem e morrem pertencendo à mesma casta não havendo como mudar. Tampouco podem casar ou fazer amizade com pessoas de outra casta. Nem mesmo moram no mesmo bairro.    
16.  Quais eram as atitudes dos persas em relação aos povos dominados?
Resp. Eles permitiam que os povos dominados conservassem seus costumes, idiomas e religião e chegaram a absorver muitos aspectos dessas culturas. Também tiveram o cuidado de estudar as condições dos povos dominados para não cobrar impostos muito altos que pudessem provocar rebeliões.

17.  Quais foram os reis persas e o que realizaram?
Resp. Rei Ciro unificou as tribos, formou um exército que contava com hábeis arqueiros a cavalo e tratou de invadir territórios vizinhos. Rei Ciro, O Grande foi o fundador do Império Persa (também conhecido como aquemênida), era neto de Astíages e filho da princesa Mandane, casada com Cambises, príncipe persa. Educado por pastores, tornou-se depois, guerreiro. Era notável administrador. Fundou Pasárgada. Estabeleceu um sistema de correios. Tratou bem os vencidos, respeitando sua religião e seus costumes. Chegou a dominar toda a Mesopotâmia, os territórios onde hoje estão Turquia, Líbano, Síria e Israel, o Egito e vastas áreas que chegavam até a Índia. Conquistou: o Reino da Média, o Reino da Lídia, onde se apoderou da fabulosa riqueza do rei Creso, nomeado seu conselheiro, conquistou a Babilônia, onde foi auxiliado pelos aristocratas, sacerdotes e mercadores babilônicos, que lhes abriram a porta da cidade libertando os hebreus do cativeiro babilônico e conquistou as cidades Gregas do Mar Egeu.
Rei Dario I, o Grande dividiu o império em províncias governadas por homens de confiança, os sátrapas. Realizou grandes obras públicas como canais de irrigação e redes de estradas com mais de 2500 km. Filho de Histaspes, conselheiro de Ciro foi notável guerreiro e administrador. Venceu a Trácia e a Macedônia. Formou uma satrapia na região ocidental do Rio Indo. Combateu os gregos na primeira guerra médica. Pacificou e reorganizou o Império, Cunhou moedas de ouro e prata chamadas dáricas, A estrada real entre Sarde e Susa tinha 2.500 km. Aperfeiçoou o sistema de correios

18.  Como surgiu o nosso alfabeto atual?
Resp. O alfabeto fenício foi baseado nos sinais do alfabeto dos povos egípcio e mesopotâmico (baseados em símbolos) e simplificado para facilitar a contabilidade mercantil. Não tinha sinais para representar as vogais. Serviu de fonte para a constituição dos alfabetos: grego, aramaico, latino e russo.O alfabeto não transmite a idéia, mas permitia reconstruir o som da palavra. Exemplo: um triângulo poderia significar “mulher”. O alfabeto fenício foi adaptado pelos gregos antigos, readaptado mais tarde pelos romanos e assim sucessivamente pelas civilizações até surgiu o nosso alfabeto atual. Portanto, os fenícios criaram o alfabeto para controlar melhor o comércio e assim as civilizações seguintes foram aperfeiçoando.

19.  O que era a corvéia real?
Resp. Era o trabalho forçado dos servos e vilões no cultivo da reserva senhorial. O pagamento da corveta em geral era fixado em três (3) dias semanais, podendo variar de dois (2) a cinco (5) dias. O trabalho não se atinha só no cultivo, mas também na construção e reparação de pontes, estradas, templos, palácios, represas e canais.

20.  Dê sugestões para as aulas de história. Sugestões sérias e coerentes com nossa realidade. Resposta pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário