sexta-feira, 20 de maio de 2011

7º ano - A ÁFRICA NEGRA ANTES DOS EUROPEUS, O IMPÉRIO DE MALI E O REINO DO CONGO

Respostas das atividades das páginas 69 e 70 do livro História, Sociedade e Cidadania. BOULOS, A. Jºr

Questão 1a) Setentrional: região relativa ao norte. Ocidental: relativo ao lado onde o sol se põe. Oriental: relativo ao lado onde o sol se levanta. Meridional: que se encontra ao sul.
1b) Tunísia e Líbia (setentrional). Costa do Marfim e Gana (ocidental). Congo e Gabão(central). Etiópia e Quênia (oriental). Angola e Moçambique ( meridional).
1c) a. A República do Mali fica na África ocidental. b. a República Democrática do Congo, na África central. c. a República de Angola fica na África meridional.

2. Sundiata Keita foi importante para o povo mandinga porque liderou e venceu uma rebelião que livrou o reino do Mali do opressor povo sosso e, depois de conquistar outros teritórios, como Gana, fundou o Império do Mali. Hoje, na República do Mali, ele é relembrado como herói.  É um personagem histórico africano digno de respeito e admiração e cujo feito continua sendo cantado em verso e prosa por griots africanos até hoje.

3. O texto fornece elementos para resposta. A tabela a seguir pode servir como referência:
Principais produtos agrícolas: arroz, milhete, inhame e feijão.
Atividades econômicas: agricultura, pastoreio, artesanato.
Produtos comercializados pelos malineses: ouro, sal, cobre, noz-de-cola.

4. A política de consulta aos povos do Império do Mali, um exército bem treinado, o respeito às tradições e aos costumes dos povos do Império, o que contribuía para evitar revoltas.

5. Formação do Reino: o casamento entre o chefe Kicongo Nimi Lukini e uma mulher do povo ambundu.
Título do senhor do Congo: Mani Congo
Governo do Reino do Congo: Rei, auxiliado por doze conselheiros.
 Formas de pagamento de impostos: em espécie( sorgo, vinho, metais, etc.) e em dinheiro (nzimbo)

6. Na África, antes da chegada dos europeus, havia escravidão, mas ela era bem diferente do que iria acontecer na América. Em primeiro lugar, os escravos eram temporários. Eles perdiam a liberdade como punição por crimes ou por não pagarem as dívidas, e permaneciam escravos por um tempo determinado ( de 2 a 4 anos em média). Se eles se casassem, eram incorporados à família dos seus senhores. Em muitos casos, eles acabavam desempenhando funções administrativas e militares, ou seja, atividades que exigiam confiança e responsabilidade.

7. O nosso tem a forma de papel moeda. Já o dinheiro do Reino do Congo era o nzimbu, uma espécie de concha marinha obtida na ilha de Luanda.
  
8. a) Serve para saciar a sede e, por ter alto teor de cafeína, é usado também como estimulante.
8. b) O seu alto valor de troca compensava as despesas com transporte e conservação. Era muito consumido também pelos mais ricos.

9.a) Que o rei do Congo era contrário ao tráfico e à escravização de seu povo.
9.b) Corrupção e vício. Muitos líderes africanos resistiram e pagaram com a vida sua recusa ao negócio iniciado pelos europeus no século XV envolvendo escravização e venda de pessoas nos dois lados do Atlântico.

5 comentários: