quinta-feira, 26 de maio de 2011

Capítulo 8: O Estado Moderno

Resumo do livro
Características:
- poder centralizado nas mãos do rei.
- leis nacionais substituindo as leis locais (do feudo).
- exército nacional substituindo o exército particular.
- quase todos agora pagam impostos.

O rei centraliza o poder - absolutismo monárquico
- Comandava o exército,
- Elaborava as leis,
- Controlava os impostos,
- Controlava a moeda.
Cria-se o Estado absolutista ou Estado moderno resultado das ações dos nobres para proteger seus privilégios feudais.

Sendo assim, o Estado nacional europeu nasceu sob um regime no qual o rei tinha grande autoridade: a monarquia absolutista.

1. Portugal - revolução de Avis (1385) - guerra entre nobres de Portugal e Espanha. Portugal tem a sua independência e se torna o primeiro Estado nacional.

2. Espanha - guerra da Reconquista - contra os mouros - objetivo conquistar terras e impor o cristianismo; reinos de Aragão e Castela (Fernando e Isabel); retomada de Granada com a expulsão dos mouros.

3. França - guerra dos Cem Anos ( 1337-1453) contra a Inglaterra, família Capeto; enfrentam a crise do século XIV, a Peste negra e as revoltas camponesas - as jacqueries.

4. Inglaterra - região de Flandres (parte da Bélgica e da Holanda hoje) - manufarura de tecidos e comércio (riqueza cobiçada); guerra civil entre as famílias York e Lancaster - guerra das Duas Rosas (1453-1485) assim denominada por serem as flores que adornavam os túmulos dos soldados mortos neste conflito; final com a coroação de Henrique VII da dinastia TUDOR.

5. Itália - forte influência papal (religiosa) até hoje. Demorou muito a ser estado nacional por causa de sua organização política. Veremos particularmente este país.

6. Alemanha - era o Santo Império Romano Germânico ( não tinha nada de santo, nem de império e nem de romano) mas....tal qual a Itália demorooooooouuuuu... Veremos a parte este país.

Para vocês meus alunos e alunas: analisem, comparem e pensem sobre a função que o rei tomou a seu cargo durante o absolutismo e o que acontece hoje no nosso país:
- no Brasil o executivo emite medidas provisórias(MPs) tirando a função que é do legislativo.
- Brasileiros pagam mais impostos do que qualquer país tanto na época feudal quanto hoje.
- Controle do erário público então........hummmmm!!!!!!!
- Proteção e criação de leis em benefícios próprios. Exemplo: aposentadorias polpudas depois de somente 04 e/ou 08 anos de mandado dependendo o cargo político que ocupam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário