Respostas das questões do livro Mario Schmidt
1.a)Estender os domínios do rei, que ele chama de "patriotismo", e difundir a fé católica.
1.b)Os europeus são vistos como moralmente superiores aos índios. Os europeus são descritos como pessoas que possuíam "qualidades físicas e morais raras: lealdade e dureza no sentido moral" enquanto aos índios são atribuídas "traições". Afirmações claramente preconceituosas.
1.c)Os índios dançavam e tocavam tambores.
1.d)De surpresa, os espanhóis atacaram os índios e começaram a assassinar.
1.e) Texto, escrito por um historiador espanhol conservador, os europeus são elevados ao posto de heróis imaculados, 'grandes figuras históricas de todos os tempos", no relato indígena eles cometem ações brutais.
2. Os espanhóis estão armados com lanças e protegidos por armaduras. Eles atacam os índios,que caem mortos.
3.a) Os espanhóis chegaram ao império inca por volta de 1500. Este império cobria o que hoje são o Peru, Bolívia e Equador. Portanto, havia cerca de 12 milhões de habitantes.
3.b)É preciso somar o total de 1500:40+8+12+60 e somar o total de 1650: 4+1+3=8, e depois encontrar a diferença: 60- 8= 52.Ou seja, "desapareceram" cerca de 53 milhões de índios em um século e meio de ocupação espanhola.
3.c)A catástrofe demográfica não foi causada apenas pelo aço dos soldados espanhóis. Mas, também, pela destruição das plantações, da organização social dos índios, da hiperexploração da força de trabalho e das doenças que vieram da Europa.
4. O texto mostra a conivência do sacerdote com o massacre. Ele afirma que a culpa das mortes é dos próprios índios, porque estavam mergulhados no pecado. Entretanto, uma parcela da Igreja católica ergueu-se em defesa das vítimas, como foi o caso do Frei BARTOLOMEU DE LAS CASAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário