terça-feira, 19 de abril de 2011

Vocabulário de História. 7º ano

Encomienda era a entrega de certa quantidade de indígenas a um colono espanhol, para quem deveriam prestar trabalho em troca de assistência material e religiosa. Essa forma de trabalho era similar à escravidão, mas se diferenciava dela no aspecto hereditário. Enquanto os descendentes de escravos eram cativos por um número indeterminado de gerações, no sistema de encomienda o trabalho forçado se estendia por quatro gerações no máximo.  Na prática, porém, os descendentes trabalharam para os espanhóis até o século XVIII que não cumpriram o acordo. Homens, mulheres e crianças eram obrigadas a um trabalho desumano e cansativo que muitas vezes levava-os à morte.

Encomenderoècolono espanhol que explorava o trabalho forçado indígena. Seu nome deriva da idéia que o rei da Espanha encomendava a salvação da alma dos indígenas, que deveriam ser catequizados pelo encomendero. 

Mitaè A mita era uma tradição entre a população dos incas. A mita consistia na obrigação de trabalhar alguns dias por ano para o próprio inca ou para outra pessoa. Os espanhóis aproveitaram esta tradição inca. Os mitayos - pessoas submetidas a esse sistema de trabalho – executavam diferentes tarefas, principalmente a extração de prata nas minas da região.

Colôniaè Sociedade constituída por um grupo de migrantes que deixam sua terra de origem para povoar outra região, normalmente até então desabitada.  São exemplos territórios da América, Ásia e África (colônias) ocupados ou administrados por um Estado europeu (metrópoles).

Heresiaè idéia contrária ao que foi definido pela Igreja Católica como correto.

Idade Médiaè período da história da Europa ocidental que vai do século V ao XV, caracterizado pela ausência de centralização política.

Mecenasè Pessoa rica que financia trabalho de artistas ou estudiosos, ou que patrocina, de modo geral, um campo do saber ou das artes.

Vassaloè no feudalismo, indivíduo que, mediante juramento de fé e fidelidade a um suserano, dele se tornava dependente e lhe rendia tributos.

Suseranoè senhor feudal

Fábulaè breve composição literária em verso ou prosa, cujos personagens são geralmente,  animais ou objetos inanimados, que falam e agem como humanos. A fábula busca demonstrar uma verdade moral no final da história sob a forma de advertência ou conselho. O gênero se desenvolveu durante a Idade Média. No Ocidente, a tradição da fábula inicia-se com as histórias de Esopo no século VI a. C. 

Mouroè antigo habitante árabe-berbere do norte da África; da palavra mouro derivaram mourejar – trabalhar muito – e mourisco – estilo decorativo característico da arte muçulmana na península ibérica.

Sarracenoè designação comum, na Idade Média, às populações muçulmanas do Oriente, da África e da Espanha.

Cantar de gestaè poema medieval em forma de canção que narra feitos heróicos, conhecido em língua portuguesa como canção de gesta.

Sultãoè do árabe sultan, que significa potência, esse título é utilizado por governantes de estados muçulmanos.

Feitoriaè fortificação primitiva onde eram armazenadas e comercializadas mercadorias.

Rota da sedaè antiga rota comercial entre a China e a Europa. Originalmente uma rota de caravanas, usada desde 100 a.C. Esse caminho de 6400 km começava em Xian na China, acompanhava a Grande Muralha para noroeste, subia os montes Pamir, cruzava a região do atual Afeganistão e seguia para para leste do mar Mediterrâneo onde as mercadorias eram levadas por embarcações até Roma. Seda para a Europa; lã, ouro e prata para Ásia.
  
Nativo èNato. Peculiar. Natural da terra em que nasceu. Próprio do lugar onde nasceu. Aquele que pertence ao local desde o nascimento.

Rapinaè roubo por assalto e pilhagem; ato de pegar com violência, de arrebatar.

Puritanoè Membro de uma seita protestante, a qual pretendia conhecer com exatidão absoluta o sentido literal das Escrituras. O que afeta grande rigidez de princípios. São os calvinistas da Inglaterra.

Novo mundoè O continente americano para os europeus.

Convicçãoè convencimento, certeza adquirida por fatos ou razões. Certeza absoluta.



7º ano: Respostas das 20 Questões para estudar

1. Quem foi Carlos Magno?
Resp. Carlos Magno manteve a aliança com a igreja e continuou com a política guerreira dos francos. Publicou a lei para que os trabalhos servis não fossem realizados aos domingos. Dividiu seu reino em províncias e entregou sua administração a funcionários de confiança: marqueses, duques e condes.  Ampliou os poderes dos inspetores que fiscalizavam os condes, duques e marqueses. Carlos Magno deu grande importância à educação, as artes e ao conhecimento.  Reuniu em sua corte, sábios de toda a Europa. Um deles, Alcuíno de York foi encarregado de preparar a versão oficial das Bíblia. Fundou numerosas escolas nos conventos, nas igrejas e em seu próprio palácio. Facilitou a atuação dos monges copistas permitindo que textos antigos gregos e romanos chegassem até nós.  Todo este movimento ficou conhecido como Renascimento carolíngio.

2. Quem foi Clóvis?
Resp. Clóvis era um dos chefes dos vários grupos de francos que viviam na Gália. Com apoio de seus guerreiros, impôs sua autoridade e se tornou rei dos francos. Foi o primeiro da dinastia merovíngia chamada assim em homenagem ao seu avô Meroveu. Rei Clóvis estabeleceu a capital de seu reino. Conquistou outros territórios como os dos burgúndios e visigodo. Em 496 converte-se ao cristianismo, fez aliança com a Igreja e com apoio da igreja expandiu seu território. 

3. O que significa processo de ruralização?
Resp. A partir do século III, o Estado romano foi incapaz de impedir os saques promovidos por povos estrangeiros e de garantir a segurança de seus cidadãos. Isto fez com que muitas pessoas se mudassem para áreas rurais, menos violentas e menos visadas pelos saqueadores do que as cidades em busca de proteção e trabalho. O esvaziamento das cidades e a migração para o campo foi denominado de processo de ruralização. O centro da vida social deixou de ser a cidade e passou a ser o campo. A Ruralização da economia, das “villae” que passaram a constituir a unidade básica da produção,

4. O que é Colonato?
 Resp. Nas áreas rurais a mão de obra escrava foi aos poucos substituída por outra forma de trabalho, conhecida como colonato. Boa parte dos escravos, que já não eram muitos durante a decadência do império romano, tornou-se colono. Portanto, o colonato foi a substituição da mão-de-obra escrava. Para trabalhar na terra, o colono fazia um contrato com os grandes proprietários pelo qual eles garantiam não só o trabalho em suas propriedades, mas também proteção militar. Em troca os colonos tinham que pagar muitos impostos. Ou seja, o colonato obrigava os camponeses – o colono - a dar parte do que produziam aos proprietários das terras em que trabalhavam como pagamento pelo uso do lote.

5. O que é Comitatus?
Resp. Era um bando de guerreiros unidos pela fidelidade a um chefe capaz de conquistar e distribuir bens. O “comitatus” era juramento de fidelidade entre os guerreiros e seus chefes.

6. Qual era a função do duque?
Resp. Controlavam os ducados, territórios próximos às fronteiras e, eram encarregados de formar e liderar exércitos.

7. Qual era a função do conde?
Resp. Administravam os demais territórios (aqueles que não pertenciam a administração de condes e marqueses) cobrando impostos, multas e fazendo cumprir as decisões do rei.

8. Qual era a função do marques?
Resp. Administravam as marcas nome dados aos territórios situados nas fronteiras do Império.

9. O que era o feudo?
Resp. Propriedade que compreendia um castelo, um palácio ou a casa do senhor e sua família, e moradias muito simples em que viviam os servos - camponeses presos ao feudo- e os vilões – camponeses livres que também prestavam serviços no feudo. O feudo podia ser também um direito de receber impostos ou de ocupar um cargo.

10. Quem fazia parte do clero?
Resp. Clero é o conjunto dos membros da igreja católica. O clero era formado pelo papa, por cardeais, bispos, abades, monges e padres. A maioria desses religiosos tinha origem nobre e possuía feudos.

11. O que significa vassalagem?
Resp. Sistema de relações militares que existiu durante a Idade Média, no qual um indivíduo chamado de vassalo oferecia ao senhor, ou suserano, serviços militares em troca de terras e de proteção militar. Um senhor feudal podia ser, ao mesmo tempo, suserano em relação a uma pessoa e vassalo em relação a outra. Caso um vassalo se rebelasse, os outros vassalos eram convocados a combatê-lo. Os vassalos também podiam ser chamados para combater uma rebelião de servos ou uma disputa entre suseranos, ou ainda lutar contra outros povos em caso de guerra.

12. Quais são os elementos de um feudo?
Resp. Castelos, campos, pastos, moinho de vento, aldeia ou vila, igreja.

13. Quais são as características de um feudo?
Resp. Relações baseadas na dependência e na fidelidade; poder político descentralizado (dividido entre diversas pessoas e não concentrado no rei); predomínio do cristianismo; produção econômica voltada para a subsistência.

14. Quais são as diferenças entre servos e escravos?
Resp. O servo não podia ser vendido, trocado ou punido, como se fazia com o escravo. Além disso, era dono de seus instrumentos de trabalho e não podiam ser expulso dos feudos.

15. Explique o manso servil.
Resp. Manso servil: o servo tinha a posse útil da terra e o senhor a posse legal. Eram terras que os camponeses usavam para sobreviver e cumprir as obrigações para com o senhor.
16. Explique o manso senhorial.
Resp. Manso senhorial: (reserva do senhor), de propriedade exclusiva do senhor feudal. Onde tudo que se produzia era do senhor.

17. Explique o que é corvéia.
Resp. A corvéia era o trabalho forçado dos servos e vilões no cultivo da reserva senhorial. O pagamento da corveta em geral era fixado em três (3) dias semanais, podendo variar de dois (2) a cinco (5) dias. O trabalho não se atinha só no cultivo, mas também na construção e reparação de pontes, estradas, represas e canais, cortar e carregar lenhas,
18. Explique o que é talha.
Resp. Talha: correspondia a uma parte da produção obtida nos campos dos servos ou dos vilões. Em troca do trabalho no manso senhorial, os colonos recebiam um lote de terra menos fértil onde os colonos plantavam para sua subsistência e de sua família. Uma parte da produção estas terras menos férteis era entregue ao senhor. Este espécie de imposto era a talha. Resumindo: talha era a obrigação de entregar ao senhor parte do que produzia no lote reservado a seu uso.

19. Explique o que é banalidade.
Resp. Banalidades: imposto pago pela utilização de bens do senhor como celeiros, moinho, forno, lagar, tonéis, moradia, etc. O pagamento era feito em produtos.

20. As leis dos germanos eram consuetudinárias. Explique o que isso significa.
Resp. Os germanos não tinham leis escritas. As leis, bem como toda a cultura germânica, eram transmitidas oralmente. O direito germânico era, portanto, consuetudinário, ou seja, baseava-se nos costumes. Cada comunidade tinha leis e costumes próprios.

7º anos - Os árabes e o Islamismo: Intolerância cultural. Respostas da página 52.

Questão 1. Origem árabe: álcool, algodão, cifre e sorvete. Origem latina: circo, labor, globo e militar.
Questão 2. Pessoal. Você pode pesquisar os aspectos solicitados seguindo a ordem dada. Cada aluno e aluna devem fazer sua pesquisa. Lembrando que: a língua árabe seguiu a expansão Islâmica; A língua do Corão é a língua árabe; o escritor brasileiro Júlio Cesar Melo e Souza é Malba Tahan e uma de sua obra O homem que calculava foi inspirado em As mil e uma noites; No livro As mil e uma noites há narrativas de diversas origens. Exemplo: a história de Aladim é de origem chinesa.  Os árabes eram comerciantes que viajavam muito e isto favoreceu as trocas culturais entre diversos povos e continentes e uma dessas influências foram nas histórias contadas por eles.
Questão 3a. Essas pessoas estão sendo associadas ao terrorista Osama Bin Laden. Qualquer pessoa que usa um turbante, mesmo que não seja árabe (caso do Sikh), passa a ser suspeita até que prove o contrário.
Questão 3b. Muitos árabes ou muçulmanos estão sendo perseguidos ou atacados por sua aparência ou religião, INJUSTAMENTE São tão inocentes quanto às pessoas assassinadas por extremistas muçulmanos nos ataques ao World Trade Center, em Nova York, EUA, em 11 de setembro de 2001.  Muitos muçulmanos são contrários ao extremismo e repudiam tanto preconceito e intolerância.   

1º anos: 20 questões para estudar para a prova de recuperação

1.     Explique o Crescente Fértil.
Resp. A região onde surgiram as primeiras civilizações é chamada de Crescente Fértil. Região que englobava a Mesopotâmia, uma faixa de terra junto ao Mar Mediterrâneo e o Nordeste da África. Ficou conhecida assim porque seu traçado forma um semicírculo no formato de uma lua na sua fase quarto crescente e também pela presença de grandes rios Nilo (Egito), Eufrates e Tigre (Mesopotâmia), cujos vales apresentavam solos férteis propícios à agricultura. 

2.     Escreva ao lado a cidade que corresponde atualmente a:
a.     Mesopotâmiaè Iraque
b.     Feníciaè Líbano
c.     Pérsiaè Irã
d.     Palestinaè Israel

3.     O bronze é uma liga, ou seja, é a mistura de 2 metais. Quais são esses metais?
Resp. Cobre e estanho.

4.     O que o homem de Neandertal, que desapareceu a 35 mil anos, fazia?
Resp. Ferramentas, enfeites e túmulos.

5.     Elabore uma linha de tempo do ano 2.000.000 a.C até 1.500 a.C.
Resp. Página 08 do seu livro

6.     Explique a seguinte frase: “As guerras puderam ser um  instrumento de enriquecimento de algumas sociedades  pg. 09
Resp. O povo derrotado tinha que pagar tributos aos vencedores. Deviam entregar parte do que produzia como comida, tecidos e objetos e trabalhar para os novos senhores. Algumas vezes, os derrotados tinham que trabalhar e viver integralmente em favor dos vencedores, isto é, tinham que transformar-se em escravos. Para que fosse obedecido o Estado se valia das leis e da força do exército. 

7.     O rei babilônio mais destacado foi Hamurabi. Quais os feitos dele?
Resp. Foi o mais famoso rei da Babilônia e foi o fundador do império Babilônico. Fortificou a capital cercando-a com muralhas. Grande militar e administrador. Estendeu suas conquistas e realizou grandes obras públicas. Conquistou a Assíria e fortaleceu suas fronteiras. O rei semita Hamurabi venceu inúmeras guerras contra os sumérios. Unificou seu país e faz uma reformulação na religião. Sua obra mais famosa não foi realizada com a espada, mas com uma vareta de escrever em tábuas de barro: o Código de Hamurabi. Foi sua mais célebre realização: O Código de Leis, o mais antigo código que a História registra. Todos da Babilônia deviam seguir as leis rigorosamente cujo principio era “olho por olho, dente por dente” conhecida como a Lei de Talião.
8.     O Egito e a Mesopotâmia são denominadas civilizações hidráulicas. O que isso significa?
Resp. Porque toda sua organização social, econômica e política tinham como base o controle das águas e da produtividade agrícola. Também conhecidas como civilizações de regadios. Estas sociedades utilizavam os recursos hídricos disponíveis construindo grandes canais de irrigação que permitia levar a água onde ela fosse necessária. Outras civilizações também se beneficiaram dos rios para a agricultura de subsistência como os chineses, indianos e paquistaneses.

9.     O que é um Zigurate?
Resp. O Zigurate era um prédio típico das sociedades mesopotâmicas. A parte mais alta do templo era a torre, que tinha o nome de Zigurate e funcionava como observatório astronômico. Com o tempo a palavra ZIGURATE passou a designar o templo como um todo. Esses templos serviam como morada dos deuses, residência dos reis e tinham celeiros, armazéns, habitações e oficinas; possuíam vários andares e chegavam a ter 100 metros de altura.   

10.  Desenhe a pirâmide social do Egito.
Resp Faraó - sacerdote/nobreza; burocratas e militares - camponeses/artesãos e escravos.

11.  Faça um resumo sobre o povo Hebreu.
Resp. Pg. 14/15

12.  Em que língua foi escrito o Veda?
Resp. Em sânscrito ariano

13.  Quem iniciou a construção da Grande Muralha da China e por que razão ela foi construída?
Resp. Foi na dinastia TIN que compreende o período de 249 a 206 a.C. Em 221 a.C. o rei Chi Huang-di (Tsin-Hoang-Ti) iniciou a construção para impedir a invasão dos povos que vinha do norte, as tribos mongólicas.

14.  Faça um resumo sobre o Japão.
Resp. Vocês podem copiar todo o texto da página 19. É curtíssimo. Procure pesquisar em enciclopédia na biblioteca ou na internet em site confiável.

15.  Descreva o sistema de casta da Índia.
Resp. Até o século XX a sociedade indiana foi dividida em grupos sociais rígidos chamados de castas, e que têm origem na dominação ariana. As castas são determinadas pelo nascimento. A casta superior- brâmane- agrupava as famílias nobres que governavam o Estado e eram os principais sacerdotes da crença hinduísta. Em seguida, vinha outra casta, a dos nobres guerreiros – xátrias- que também ocupavam altos postos. A casta intermediária – vaixá- era composta por camponeses, comerciantes e artesãos. Lá embaixo, os párias. considerados impuros e só tinham permissão para lidar com coisas sujas como cadáveres, lixo e excrementos. Estavam proibidos de encostar nas castas superiores. As pessoas nascem e morrem pertencendo à mesma casta não havendo como mudar. Tampouco podem casar ou fazer amizade com pessoas de outra casta. Nem mesmo moram no mesmo bairro.    
16.  Quais eram as atitudes dos persas em relação aos povos dominados?
Resp. Eles permitiam que os povos dominados conservassem seus costumes, idiomas e religião e chegaram a absorver muitos aspectos dessas culturas. Também tiveram o cuidado de estudar as condições dos povos dominados para não cobrar impostos muito altos que pudessem provocar rebeliões.

17.  Quais foram os reis persas e o que realizaram?
Resp. Rei Ciro unificou as tribos, formou um exército que contava com hábeis arqueiros a cavalo e tratou de invadir territórios vizinhos. Rei Ciro, O Grande foi o fundador do Império Persa (também conhecido como aquemênida), era neto de Astíages e filho da princesa Mandane, casada com Cambises, príncipe persa. Educado por pastores, tornou-se depois, guerreiro. Era notável administrador. Fundou Pasárgada. Estabeleceu um sistema de correios. Tratou bem os vencidos, respeitando sua religião e seus costumes. Chegou a dominar toda a Mesopotâmia, os territórios onde hoje estão Turquia, Líbano, Síria e Israel, o Egito e vastas áreas que chegavam até a Índia. Conquistou: o Reino da Média, o Reino da Lídia, onde se apoderou da fabulosa riqueza do rei Creso, nomeado seu conselheiro, conquistou a Babilônia, onde foi auxiliado pelos aristocratas, sacerdotes e mercadores babilônicos, que lhes abriram a porta da cidade libertando os hebreus do cativeiro babilônico e conquistou as cidades Gregas do Mar Egeu.
Rei Dario I, o Grande dividiu o império em províncias governadas por homens de confiança, os sátrapas. Realizou grandes obras públicas como canais de irrigação e redes de estradas com mais de 2500 km. Filho de Histaspes, conselheiro de Ciro foi notável guerreiro e administrador. Venceu a Trácia e a Macedônia. Formou uma satrapia na região ocidental do Rio Indo. Combateu os gregos na primeira guerra médica. Pacificou e reorganizou o Império, Cunhou moedas de ouro e prata chamadas dáricas, A estrada real entre Sarde e Susa tinha 2.500 km. Aperfeiçoou o sistema de correios

18.  Como surgiu o nosso alfabeto atual?
Resp. O alfabeto fenício foi baseado nos sinais do alfabeto dos povos egípcio e mesopotâmico (baseados em símbolos) e simplificado para facilitar a contabilidade mercantil. Não tinha sinais para representar as vogais. Serviu de fonte para a constituição dos alfabetos: grego, aramaico, latino e russo.O alfabeto não transmite a idéia, mas permitia reconstruir o som da palavra. Exemplo: um triângulo poderia significar “mulher”. O alfabeto fenício foi adaptado pelos gregos antigos, readaptado mais tarde pelos romanos e assim sucessivamente pelas civilizações até surgiu o nosso alfabeto atual. Portanto, os fenícios criaram o alfabeto para controlar melhor o comércio e assim as civilizações seguintes foram aperfeiçoando.

19.  O que era a corvéia real?
Resp. Era o trabalho forçado dos servos e vilões no cultivo da reserva senhorial. O pagamento da corveta em geral era fixado em três (3) dias semanais, podendo variar de dois (2) a cinco (5) dias. O trabalho não se atinha só no cultivo, mas também na construção e reparação de pontes, estradas, templos, palácios, represas e canais.

20.  Dê sugestões para as aulas de história. Sugestões sérias e coerentes com nossa realidade. Resposta pessoal.

Resposta do capítulo 5: A África Antiga

1.a) Agricultura.
1.b)Nobreza, camponeses ou aldeões e os escravos.
1c) Os escravos faziam parte da guarda pessoal do rei. “Ele nomeava governadores territoriais, demitia funcionários a seu bel-prazer. Sentado em cadeira de marfim ou ferro, trazendo na cabeça boné ricamente bordado e, no ombro, uma cauda de zebra, o monarca (...) chefiava uma guarda composta por cerca de dezesseis a vinte mil escravos, espécie de exército privado”.
1d) Descendência da mãe (matrilinearidade), que definia o acesso à terra, a residência e quem iria ser o próximo governante.
1e) Porque eram polígamos, isto é, tinham várias esposas.
1f) Tecidos de ráfia, trabalhos em marfim, cobre e ferro e sal.


2.a) B-1                               
2b) 2-C
2c) O texto 1 diz que as figuras egípcias eram feitas geralmente de perfil com o olho visto de frente, o que corresponde a FIGURA DA LETRA B.
O texto 2 diz que as esculturas de Ife tinham a aparência clássica lembrando o realismo da Grécia e Roma correspondendo portanto, à FIGURA DA LETRA C.
O objeto abstrato com formas geométricas da arte da costa do Marfim corresponde à FIGURA DA LETRA A.
3. Tombuctu era um grande centro de comércio. Para lá convergiam inúmeras caravanas de comerciantes. Os textos também indicam que era um grande centro de estudos do Islamismo e de Ciências, daí o ativo comércio de livros. Pode ser pessoal resumindo as duas últimas linhas da 2ª coluna da página 73 e parte da 1ª coluna da página 74.
4a) Para o Oceano Atlântico. Portanto, para as Américas.
4b) O Gráfico mostra que os escravos também seguiam para pontos da África, do Mar Vermelho e da Índia.
5) Os textos mostram que as crenças religiosas justtificam a estrutura política: um antigo rei de OIO foi identificado como deus do trovão, o principal governante de IFE era descendente de ODUDUWA, o enviado por OLORUM.
               

quinta-feira, 14 de abril de 2011

7º ano Os árabes e o Islamismo Resposta página 55: As mil e uma noites

As mil e uma noite - respostas do texto
R1. O fato de ser traído pela esposa.
R2. É pessoal .Você deve formar a frase com as palavras dadas: sultão e vizir.
R3. Sherazade começou a contar uma história envolvente que não terminaria na mesma noite. O rei concedeu-lhe mais uma noite de vida. E assim foi por 1001 noites.
R4a.A história é de autor desconhecido. As histórias de As mil e uma noites eram contadas de uma pessoa para a outra, estavam na boca do povo. Ninguém sabe quem as inventou; fazem parte da tradição oral do povo árabe, com seus contadores de histórias que reuniam multidões nas ruas e nos mercados.
R4b. A primeira versão do livro Mil contos surgiu na Pérsia, atual Irã, onde se passa a história de Sherazade, por volta do século X. O nome atual foi criado depois, pelos árabes.
R4c. Dizem que os árabes eram muito supersticiosos, eles acreditavam que números redondos atraíam coisas ruins; por isso, trocaram o nome da obra para As mil e uma noites. Como o original do livro nunca foi encontrado, há versões diferentes para a história de Sherazade. O final, no entanto, é sempre o mesmo.