quarta-feira, 30 de março de 2011

7º anos: 20 questões para estudar para a prova de recuperação

Questões para estudar para a prova de recuperação
1. Quem foi Carlos Magno?
2. Quem foi Clóvis?
3. O que significa processo de ruralização?
4. O que é Colonato?
5. O que é Comitatus?
6. Qual era a função do duque?
7. Qual era a função do conde?
8. Qual era a função do marques?
9. O que era o feudo?
10. Quem fazia parte do clero?
11. O que significa vassalagem?
12. Quais são os elementos de um feudo?
13. Quais são as características de um feudo?
14. Quais são as diferenças entre servos e escravos?
15. Explique o manso servil.
16. Explique o manso senhorial.
17. Explique o que é corvéia.
18. Explique o que é talha.
19. Explique o que é banalidade.
20. As leis dos germanos eram consuetudinárias. Explique o que isso significa.

1º anos Responder as 20 questões e estudar para a prova de recuperação

Responder as 20 questões para estudar para a prova de recuperação
1.     Explique o crescente fértil.
2.     Escreva ao lado a cidade que corresponde atualmente a:
a.      Mesopotâmia,
b.    Fenícia
c.     Pérsia
d.    Palestina
3.     O bronze é uma liga, ou seja, é a mistura de 2 metais. Quais são esses metais?
4.     O que o homem de Neandertal, que desapareceu a 35 mil anos, fazia?
5.     Elabore uma linha de tempo do ano 2.000.000 a.C até 1.500 a.C.
6.     Explique a seguinte frase: “As guerras puderam ser um  instrumento de enriquecimento de algumas sociedades  pg. 09
7.     O rei babilônio mais destacado foi Hamurabi. Quais os feitos dele?
8.     O Egito e a Mesopotâmia são denominadas civilizações hidráulicas. O que isso significa?
9.     O que é um Zigurate?
10.  Desenhe a pirâmide social do Egito.
11.  Faça um resumo sobre o povo Hebreu. Pg. 14/15
12.  Em que língua foi escrito o Veda?
13.  Quem iniciou a construção da grande muralha da China e por que razão ela foi construída?
14.  Faça um resumo sobre o Japão.
15.  Descreva o sistema de casta da Índia.
16.  Quais eram as atitudes dos persas em relação aos povos dominados/
17.  Quais foram os reis persas e o que realizaram?
18.  Como surgiu o nosso alfabeto atual?
19.  O que era a corvéia real?
20.  Dê sugestões para as aulas de história. Sugestões sérias e coerentes com nossa realidade.

segunda-feira, 28 de março de 2011

4. O Mundo Árabe - respostas

Respostas do Cap. 4. O Mundo Árabe
1. Mohammad é visto preconceituosamente como um libertino sexual, cercado por mulheres de seios nus. Os prédios no fundo parecem mais castelos europeus do que construções árabes, o que sugere o preconceito etnocêntrico

2a) Da Sharia, a lei sagrada que, de acordo com os juristas, está escrito no Alcorão. Valia para o Direito público e privado.
2b) Segundo o texto, o Islamismo recebeu influência inicial do Judaísmo e do Cristianismo. A cultura no império árabe recebeu influência dos gregos, de Roma, do Oriente Próximo antigo, da Pérsia.
2c) A grega.
2d) Os árabes muçulmanos eram mais tolerantes do que os cristãos na Europa medieval, pois raramente queriam impor o credo sobre os povos dominados.

3. As três religiões são monoteístas, ou seja, baseadas na crença de que existe um único Deus.

4a) Em nome dos princípios do Islamismo, o autor condena atitudes supersticiosas de algumas mulheres árabes.
4b) Ele mostra que as superstições também estão presentes entre os ocidentais cristãos.

quarta-feira, 23 de março de 2011

7º ano - OS ÁRABES E O ISLAMISMO – respostas do livro História, Sociedade e Cidadania

Capítulo 3 – Os árabes e o Islamismo – respostas do livro História, Sociedade e Cidadania
1 a. A Península Arábica situa-se a oeste da África e ao sul da Mesopotâmia e é banhada pelo Mar Vermelho (oeste), o Golfo Pérsico (leste) e o Mar Arábico ao sul.
1b. Pessoal. Lembre-se que o camelo é um dos animais mais resistentes e às intempéries e facilitou a sobrevivência humana em regiões desérticas.  
1c. Arábia Saudita, Iêmen, Omã, Emirados Árabes Catar, Barein Kuait.
2 a. É um beduíno no deserto do Saara, no Egito.
2b. Os beduínos são grupos nômades que habitam o deserto onde sobrevivem da criação de animais, do cultivo de raízes e de frutas secas.
2c. Vê-se um oásis no deserto do Saara, na Líbia, lugar onde a existência de uma fonte de água permite o florescimento de espécies vegetais, ou seja, a prática da agricultura. Nota: Este país está atualmente em guerra civil contra a ditadura do Coronel Muammar AL- Khadafi.

3. Pessoal.   Vida de Maomé respeitando a seqüência cronológica.
4 a. O ano 1 para os muçulmanos é o 622 da era cristã, quando ocorreu a Hégira, a mudança de Maomé de Meca para Yatrebe, que então passou a chamar-se Medina que significa madinat AL-nabi, “ a cidade do profeta”.
4b.  O ano 2012 da era cristã corresponde ao ano 1390 ao ano islâmico.
5 a.

ISLAMISMO
CRISTIANISMO
JUDAÍSMO
LIVRO SAGRADO
Corão
Bíblia
Torá
PROFETA PRINCIPAL
Maomé
Jesus Cristo
Moisés
SÍMBOLOS
Z
V
Y


5b. O principal ponto em comum entre essas religiões é o monoteísmo, isto é, a crença em um único Deus.
6. Pessoal. Sua opinião e reflexão ética sobre o significado de dar esmolas.
7 a.   Jihad é a guerra santa contra os infiéis, aqueles que não eram muçulmanos.
7b. A crença de que aquele que morresse lutando ganharia o paraíso e o interesse em expandir o comércio.  
7c. Pérsia, norte da África e Península Ibérica são regiões conquistadas através da jihad.



Roma: respostas dos exercícios do livro de Mário Schmidt

Roma: respostas dos exercícios do livro de Mário Schmidt
Profª Áurea Bueno
1a ) A honestidade e a dedicação à coisa pública. ( coisa rara atualmente).
1b) Porque elas são derivadas do latim, que serviu de base para o português.
1c) Porque nossa cultura herdou inúmeros aspectos da cultura romana antiga (através de Portugal região do antigo império romano) como o idioma português, derivado do latim, o cristianismo (que triunfou no império romano e de lá se difundiu), o uso dos algarismos romanos para marcar os séculos e as horas de alguns relógios, o Direito Romano, ainda estudado nas faculdades.
1d) Teriam que pagar tributos em forma de soldados para o exército.
1e) Os gregos
 2a) Os principais foram Itália, Grécia, Romênia, Sérvia, Bósnia-Herzegóvina, Eslovênia, França, Espanha, Portugal, Inglaterra, Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia, Egito, Israel, Síria, Líbano e Jordânia.
2b) No Egito, em Cartago, na Sicília e na Sardenha.
2c) Da Espanha e da Irlanda.
2d) Metais preciosos, gado e vinho.
3 a) Os cidadãos devem compartilhavam os ideais de honestidade, respeito a vida e a liberdade e dedicação e respeito a coisa pública e participação política.
3b) Somente os homens livres com direito de cidadania podiam votar. Mas Roma concedeu cidadania a povos que não nasceram na cidade ou que se quer eram latinos. Em Atenas, os metecos (artesãos e comerciantes estrangeiros, ou seja não atenienses) não tinha direito de voto.
3c) Na República, como resultado das lutas dos plebeus, o Estado passou a chamar-se `Povo e Senado de Roma ` - com a plebe em primeiro lugar. Deste modo, juntamente com os escravos alforriados passaram a fazer parte do corpo cidadão e a lutar por direitos.
3d) Colocando placas na ruas e praças com a fixação pública de inscrições garantindo a todos o acesso a informação de suas prerrogativas jurídicas, ou seja, de seus direitos e possibilitando ao cidadão recorrer dos abusos de autoridade cometidos pelo poderosos.
3e) A aristocracia, membros da classe senatorial sustentados por sua riqueza, por seus prestígios e por sua rede de clientes.
4 a) Juvenal ironiza a ausência de participação política dos plebeus, que se contentavam com o trigo barato vendido pelo Estado e com os espetáculos públicos. No passado, como ele assinala, os plebeus participavam de decisões importantes do Estado.
5 a) O número de cidadãos aumentou bastante, em especial entre 50 a. C. e 100 a. C.
5b) os povos da Itália conquistaram a cidadania romana, como se percebe no súbito aumento de cidadãos exatamente naquele período.  
6 a) A ocupação do império romano pelos povos bárbaros.
6b) O rio Danúbio nasce na atual Alemanha. Os principais países onde ele corre são  a Alemanha, Áustria, Hungria, Sérvia, Montenegro, Eslováquia, Romênia e Bulgária. Portanto, um rio de importância internacional.
O rio Reno corre principalmente nos Países Baixos, na Alemanha, na Áustria e Suíça.
Os Alpes são a alta cadeia de montanhas (algumas com mais de 4.500 metros de altitude) que cobre todo o norte da Itália como um grande escudo, mas também está presente na França, Alemanha, Áustria e, claro, Suica. Os Pirineus são a cadeia de montanhas (algumas com mais de 3.500 metros) que separam a Espanha da França.
6c) No primeiro texto a ocupação dos bárbaros é descrita como pacífica, com a autorização do imperador romano. No segundo texto a ocupação é descrita como violenta (invasão).

Resumo De reis e plebeus (reportagem da Veja)

Profª áurea de História

Como encontrar as respostas da atividade de resumo da Revista Veja: De reis e plebeus.
Fonte: Reportagem de Cláudio de Moura Castro para a Revista Veja de 27.10.2010. Pg. 28
Questão 01è Pessoal
Questão 02è 5ª linha do 1º parágrafo da 1ª coluna: A partir de 1800/ até Adolfo Gustavo IV.
Questão 03è 2º e 3º parágrafos da 1ª coluna até a 4ª linha da 2ª coluna: Em 1764/ até mudou o seu destino. Complementar com o final da biografia no 4º parágrafo da coluna 2 : A ironia do destino/até (morte aos reis).  
Questão 04è 1º parágrafo da 2ª coluna: Com esse invejável currículo/até sem dúvida.
Questão 05è 3º parágrafo da 2ª coluna: à medida que o rei/até vários fronts.
Questão 06è 3º parágrafo da 2ª coluna: Aplausos/até sem filhos.
Questão 07 è Pessoal.

Não se esqueçam que os locais das respostas estão postos mas você deve fazer a leitura e a interpretação adequando  suas respostas de acordo com o texto e não copiando simplesmente o texto.

segunda-feira, 21 de março de 2011

A CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DO MUNDO RURAL E URBANO

Profª Áurea Bueno 
HISTÓRIA        

A CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DO MUNDO RURAL E URBANO
Explicação de cada termo do título

As relações de propriedade
Desenvolvimento do Feudalismo:: Explicação de cada termo do título
: A mão-de-obra utilizada: servil, livre, assalariada.
: Modo de produção, alimentação, vestuários, habitações, profissões.

As características próprias dos tempos medievos

1.     Sistema feudal
O Feudalismo foi um sistema econômico, social, político e cultural característico da Europa na Idade Média. A idade média ocidental é o período que vai da Queda do Império Romano do Ocidente (capital Roma) em 476, com a queda do Império Romano do Oriente ou Império Bizantino pela tomada da capital, Constantinopla pelos turcos otomanos, em 1453.

2.     Vida dos servos
Os servos diferentes dos escravos tinham direito à vida.
Os servos  conservava parte da produção para si.
Os servos Iguais aos escravos estavam sujeitos à crueldade.
Os servos ficavam presos à terra que cultivavam.
Formavam grandes propriedades, constituindo feudos.
A terra era o bem mais importante fonte principal de sobrevivência e poder.
O poder era descentralizado, dividido entre o rei e os senhores feudais. O rei era o principal suserano. Estava sujeito às obrigações do pacto feudo-vassálico e dependia do exército formado por seus vassalos.

3.     Vida de camponês (servos e vilões)
Os camponeses moravam na zona rural e se viam obrigados a se submeter aos mandos dos senhores feudais. Viviam com o pouco que sobrava de sua produção porque a maior parte era entregue ao seu senhor. As casas eram de madeira com telhado de palha e chão batido. Os camponeses, assim como os trabalhadores da cidade, não participavam das decisões políticas.

4.     Contrato feudo-vassálico: Suseranos e vassalos.
Era o ato pelo qual suserano e vassalo estabeleciam obrigações um para com o outro. Os senhores feudais, grandes proprietários de terras, eram responsáveis pela guerra e pela segurança. Para obter proteção, alguns senhores feudais geralmente procuravam por outro, mais poderoso, jurando-lhe fidelidade. Aquele que pedia proteção era o vassalo e devia obediência e prestação de serviço militar ao senhor feudal mais poderoso, seu suserano. O suserano era obrigado a ceder ao vassalo, um feudo, garantindo-lhe um meio de vida. Nessa sociedade, quanto maior o número de vassalo, maior o prestígio e o poder do suserano.

5.     Sistema de três campos na agricultura feudal: Agricultura e criação.
A terra de cultura era dividida em três campos. A cada ano fazia-se o rodízio, cultivando-se dois campos e deixando o outro em repouso. O objetivo deste sistema de rotação trienal era evitar o esgotamento da terra. Cada família de servo tinha a posse de um lote em cada um desses campos para que sempre houvesse terra disponível para o cultivo.


6. A economia feudal era autárquica, agrícola e voltada para o consumo. Sua unidade de produção dividia-se em:
1. Manso senhorial: (reserva do senhor) de propriedade exclusiva do senhor feudal.
2. Manso servil: o servo tinha a posse útil da terra e o senhor a posse legal.
3. Terras coletivas: pastos que circundavam o domínio, fonte de matéria-prima e caça.
os servos trabalhavam em seus lotes e também no Manso senhorial. os servos tinham uma série de obrigações para com seu senhor. As principais eram a corvéia, as redevances (contribuições) e as prestações.


7.     Impostos: Talha, corvéia, banalidades, dízimos, tostão de Pedro.
Corvéia è trabalho forçado dos servos e vilões no cultivo da reserva senhorial. O pagamento da corveta em geral era fixado em três (3) dias semanais, podendo variar de dois (2) a cinco (5) dias. O trabalho não se atinha só no cultivo, mas também na construção e reparação de pontes, estradas, represas e canais.
Redevancesè eram as contribuições pagas em produtos quanto em dinheiros tais como: capitação, censo, talha, banalidades, taxa de justiça, taxa de casamento ou consórcio, mão-morta, prestações.
Impostos pagos à Igreja è dízimo, tostão de Pedro. 

8.     Redevances:
-          Capitação: imposto por cabeça, pago pelo servo.
-          Censo ou foro: espécie de renda paga somente pelos vilões ou homens livres.
-          Talha: correspondia a uma parte da produção obtida nos campos dos servos ou dos vilões.
-          Banalidades: imposto pago pela utilização de bens do senhor como celeiros, moinho, forno, lagar, tonéis, moradia, etc.
-          Taxa de justiça: cobrado pelo senhor quando o servo era julgado em tribunal presidido pelo senhor ou seu representante.
-          Taxa de casamento ou consórcio: cobrado quando o servo casava com uma mulher de fora de seu senhorio.
-          Mão-morta: tributo pago na transmissão da herança aos herdeiros.
-          Prestações: hospitalidade forçada que os servos e vilões deveriam oferecer aos senhores feudais por ocasião de suas viagens, fornecendo alimentos e alojamento para toda a comitiva.
-          Dízimo: cobrado pelos párocos, correspondente à décima parte da produção de cada família.
-          Tostão de Pedro: impostos especiais cobrados pela igreja e remetidos ao Papa.

9.  Principais características do feudalismo
1. Econômicos
è Economia essencialmente agrária, natural e auto-suficiente: produzia-se para o consumo imediato.
è Trabalho regulado pelas obrigações servis, fixadas pela tradição e costume. 
2. Políticas
è Poder político descentralizado das mãos do rei. O poder era local: cada domínio feudal era independente, ou seja, cada feudo era governado pelo seu senhor.
è Relações entre a nobreza feudal baseadas nos laços de suserania e vassalagem: tornava-se suserano o nobre que doava um feudo a outro, e vassalo, o nobre que recebia o feudo.
3. Sociais: Pirâmide social: reis, clero, nobreza, artesãos, servos, vilões.
è Sociedade rural e estamental, dividida em três estamentos ou ordens sociais, cada qual com uma função:
clero: oração                nobreza: defesa                       campesinato: trabalho (servos e vilões)
è O princípio de estratificação era privilégio de nascimento. Cada indivíduo permanecia preso à sua posição na sociedade, o que caracterizava uma imobilidade social e estabelecia um regime de desigualdade.
4. Culturais
è Cultura teocêntrica, isto é, todo o poder político girava em torno da autoridade religiosa, da fé.
è Predomínio da Igreja, que determinava o modo de pensar e de viver da sociedade.
è Condenação pela Igreja dos juros (usura) e do lucro.
è Fenômenos naturais explicados pela fé. A sociedade medieval era profundamente religiosa. Era comum a celebração de ritos para fazer as plantas crescerem, para conseguir boas colheitas, para pedir a chuva, etc. 

10.     Diferença entre feudo e burgo
FEUDO
As sociedades feudais se caracterizavam por uma economia baseada na produção agrícola.
Esta produção estava organizada em Feudo.
Cada feudo produzia quase tudo o que seus moradores precisavam.
O comércio quase não existia.
Era mais vantajoso ser agricultor do que comerciante.
BURGO
Com as Cruzadas, os reis e senhores feudais ficaram conhecendo produtos orientais como a seda, a porcelana, os tapetes e as especiarias. Só eles tinham condições de comprar estes artigos.
Para vender estes artigos os comerciantes passaram a se reunir nos entroncamentos das estradas próximos às muralhas dos castelos. Essas feiras duravam meses.
Nesses lugares surgiram estalagens e outros serviços como os dos ferreiros e dos seleiros. As pessoas vieram morar nestes lugares que se modificaram em aldeias. As aldeias cresceram formando as cidades. Estas cidades eram chamadas de BURG que na língua germânica significava FORTALEZA se referindo as muralhas dos castelos. As pequenas cidades foram chamadas de burgos e seus moradores de burgueses. 

11.  Modos de produção feudal
a)     A produção realizava-se fundamentalmente nos feudos ou domínios, grandes propriedades cujos detentores eram os nobres e o alto clero. A exploração das terras era realizada através do trabalho servil.
b)     Nas relações de servidão, o trabalhador direto cultivava uma parcela de terra cedida pelo seu senhor, e era obrigado a trabalhar nas reservas senhoriais (terras que o senhor reservava para si).
c)     Para usufruir a terra cedida pelo senhor, o servo era obrigado a pagar impostos e taxas, que variavam de região para região. Trabalhava uma parte do tempo para ele (sua subsistência), outra para acumular os produtos com os quais pagaria os impostos e taxas e ainda tinha que trabalhar nas terras senhoriais (corvéia).
d)     O camponês estava submetido à servidão pelo fato de não possuir a propriedade da terra. Sua submissão era garantida por meio de coação militar e jurídica, além de ideológica, garantida pela Igreja, que divulgava um conjunto de valores que justificavam a exploração como, por exemplo: “Deus quis que, entre os homens, uns fossem senhores e outros servos, de tal maneira que os senhores estejam obrigados a venerar e amar a Deus, e que os servos estejam obrigados a amar e venerar o seu senhor” (St. Laud de Angers).   “Deus fez três tipos de pessoas: umas para rezar, outras para guerrear e outras para trabalhar”. A Igreja era mediadora de Deus, a única e indivisível. A religiosidade norteava todas as ações humanas da guerra à paz, da vida `a morte, da pobreza à riqueza.
e)     Mesmo se baseando na produção agrícola não significa que a atividade comercial tenha sido interrompida de forma definitiva. O comércio regional de matérias-primas e produtos artesanais era significativo e representa a divisão de trabalho que se desenvolveu no interior da sociedade feudal. 
f)      Além do comércio regional, grande quantidade de produtos continuava chegando à Europa vindo do Oriente. Mercadores árabes e sírios visitavam as cidades periodicamente. Pode-se afirmar que o comércio entre o Ocidente e o Oriente não foi interrompido durante a época feudal.

12. Vassalagem: Sistema de relações militares que existiu durante a Idade Média, no qual um indivíduo chamado de vassalo oferecia ao senhor, ou suserano, serviços militares em troca de terras e de proteção militar. Um senhor feudal podia ser ao mesmo tempo, suserano em relação a uma pessoa e vassalo em relação a outra. caso um vassalo se rebelasse, os outros vassalos eram convocados a combatê-lo. os vassalos também podiam ser chamados para combater uma rebelião de servos ou uma disputa entre suseranos, ou ainda lutar contra outros povos em caso de guerra.(História Hoje. 6ª série. Ática: 2008).


Estudar Historia é ir além dos fatos: é buscar compreender as estruturas e as conjunturas, isto é, o conjunto das relações entre as partes que determinam como a sociedade funciona.
           

Trabalho escravo, servil, assalariado e trabalho livre

Profª  Áurea Bueno       
HISTÓRIA     

I. Trabalho escravo, servil, assalariado e trabalho livre
1. Ciência História
Definição de História
“ História” é uma palavra de origem grega, que significa investigação, informação. Ela surge no século VI antes de Cristo (a. C.). Para nós, homens do Ocidente, a história, como hoje a entendemos, iniciou-se na região mediterrânea, ou seja, nas regiões do Oriente Próximo, da costa norte - africana e da Europa Ocidental. (...) Heródoto é considerado o pai da História, pois é o primeiro a empregar a palavra no sentido de investigação, pesquisa. Sua obra mais antiga começa assim: “Eis aqui a exposição da investigação realizada por Heródoto de Halicarnasso para impedir que as ações realizadas pelos homens se apaguem com o tempo”  
BORGES, Vavy Pacheco. O que é a História.

 Agente histórico
Cada homem é, no seu presente, fruto e somatória de tudo quanto foi produzido pelos demais homens que o antecederam. Assim, o homem percebe que sua existência é marcada por continuas transformações.
Ao tomar consciência do seu passado e do seu presente, o homem adquire “CONSCIENCIA HISTÓRICA” e, assim pode conceber-se como agente das transformações da existência humana: agente da história. Portanto, pode ter um projeto de futuro. O homem, porém não é agente da História de modo individual, mas sim coletivamente.

Processo histórico: linhas da historiografia: positivismo, materialismo marxista e história total.
Os primeiros historiadores conceberam a História como uma simples narrativa.
Na Idade Média, os fatos eram encarados como frutos de uma vontade divina.
Na Idade Moderna surgiu a “crítica histórica” .
Na Idade Contemporânea surgiram variadas linhas de historiografia:
Positivismoè reduziu a História à subordinação do método científico e valorizou os feitos do herói como agente histórico. Não criar questionamentos e debates relativos aos conteúdos estudados em sala de aula. Evitar o espírito crítico.
Materialismo marxistaè passou a atribuir às relações econômicas e suas decorrências um fator determinante das transformações da realidade humana, colocando o homem como o agente da sua própria história: é o materialismo histórico. O materialismo histórico se alia ao materialismo dialético que afirma que tudo está em constante mudança, nada é eterno, do velho origina-se o novo e, portanto, a História não se repete.
História totalè é o estudo do processo histórico num intercambio com todas as ciências, (filosofia, sociologia, antropologia, etc..) aumentando assim, as oportunidades de ampliar e conhecer novos campos a serem estudados.
Portanto, é necessário estudar História indo além dos fatos e datas, buscar entender os fatos dentro de uma circunstância (em épocas com características próprias mais longas ou menos longas). Saber que é o conjunto de relações econômico, social, política, cultural, jurídico, etc, constantes, que determinam como a sociedade funciona num determinado tempo e espaço.

Principais modos de produção: comunal primitivo, asiático ou oriental, germânico, feudal, capitalista, socialista.
Desde os tempos primitivos os homens agem sobre a natureza, explorando-a (coletar, caçar, pescar, pastorear, arar, plantar, tecer, comercializar) tirando dela seu sustento e satisfazendo suas necessidades. È o trabalho. O homem é a força de trabalho. Os instrumentos, a técnica, a terra e o capital são os meios de produção. A força de trabalho e os meios de produção são denominados forças produtivas.  Através do trabalho os homens se relacionam, ou cooperando ou explorando uns aos outros. O modo de organização da sociedade para conseguir sobreviver, baseados em fatores econômicos, inseridos em uma época e espaço, é chamado de modos de produção.
Cada modo de produção tem suas características próprias. Houve vários modos de produção no decorrer dos séculos. Os principais são: comunal primitivo, asiático ou oriental, germânico, feudal, capitalista, socialista.


Modos de produção
1. Modo de produção comunal primitivo: dos povos tribais primitivos ou atuais.
2. Modo de produção asiático: vivido pelos egípcios, mesopotâmicos, persas, fenícios, hebreus.
3. Modo de produção germânico: dos povos europeus, genericamente denominados “bárbaros” pelos romanos.
4. Modo de produção feudal: que vigorou na maior parte da Europa Ocidental, do século IX ao XV.
5. Modo de produção capitalista: estruturado nos tempos modernos e vigorando nos dias atuais.
6. Modo de produção socialista: idealizado pelos movimentos sociais dos séculos XIX e XX.

7. O modo de produção comunista foi idealizado como um projeto futuro pelos pensadores socialistas do século XIX e não foi, na realidade, vivenciado por nenhum povo. Na Rússia, China, Cuba etc. houve uma tentativa de implantar uma sociedade socialista em “construção do comunismo”.
I. Trabalho escravo, servil, assalariado e trabalho livre

II. Diferentes unidades e temporalidades
: Fonemas e símbolos
Fontes históricas
Ferramentas, cerâmicas, fósseis, múmias, pinturas rupestres, sambaquis, musicas, poesias, documentários, jornais, etc.

Divisão da História: história e pré - história.

ETAPAS DA HISTÓRIA:
Religioso A.C e D.C.
Por idades: Antiga ou antiguidade, Média, Moderna e Contemporânea

Divisão didática das épocas históricas: critérios religiosos e por idades
è Divide-se a História em etapas ou períodos para melhor estudá-la. Portando a periodização da História é exclusivamente didática. A divisão está baseada na história da sociedade européia. Entre as divisões usuais, temos duas que devem ser destacadas:

A. Critérios religiosos, fundamentada no nascimento de Cristo.
1.000      500         250            0          250      500      1.000

                                   A. C.                           d. C  ou A. D.

B. Outra divisão é por “idades”
1. Idade Antiga ou Antiguidade: do surgimento da escrita à queda de Roma, em 476 d.C.
2. Idade Média: período que vai de 476 até a tomada de Constantinopla pelos turcos, ou o fim da Guerra dos Cem anos, em 1453.
3. Idade Modernaè de1453 até a Revolução Francesa, em 1789.
4. Idade Contemporâneaè de 1789 até os dias atuais.
Períodos pré- históricos e suas descobertas: Paleolítico, Neolítico e Idade dos metais.
PERÍODOS DA PRÉ-HISTÓRIA
1. Paleolítico ou Idade da pedra Lascada – 100.000 a . C. – 10.000 a . C.
-          Recursos fornecidos pela natureza: Caça, pesca e coleta de frutos e raízes silvestres.
-          Nomadismo.
-          Habitação em cavernas.
-          Confeccionavam vestimentas com peles de animais e faziam fogueiras.
-          Vida coletiva.
-          Instrumentos rudimentares è matéria prima era pedra, ossos e chifres.
-          Começaram a se preocupar com a morte.

2. Neolítico ou Idade da Pedra Polida – 10.000 a.C.  - 4.000 a. C.
-          Desenvolvimento da agricultura, pecuária, do pastoreio, da tecelagem, da cerâmica e dos metais. 
-          Tornaram-se produtores.
-          Sedentarização.
-          Iniciam-se as trocas comerciais.
-          Algumas comunidades transformaram-se em vilas, aldeias e cidades.
-          Aperfeiçoamento de instrumentos.
-          Os seres humanos que desenvolveram a técnica da cerâmica, da tecelagem e da metalurgia tornaram-se artesãos.
-          No final do período, desenvolveu-se a escrita e foram constituídos os primeiros Estados.

3. Idade dos Metais – 3.500 a. C. – 3.000 a. C.
- Domínio sobre o cobre, o bronze e o ferro.

Evolução do homem: rhamapithecus, australopithecus, pithecantropus, homem de Neanderthal, homem de Cro-magnon, Homo sapiens.
a) Rhamapithecus: primeiro antropóide.
b) Australopithecus: descoberto na África existiu por volta de 1,5 milhões de anos atrás e não apresentava características predominantemente humanas, mas já possuía um cérebro mais desenvolvido que os demais primatas. Era bípede e sua dentição era semelhante a do homem atual.
c) Pithecantropus Erectus: conhecido como “Homem de Java” é considerado o primeiro tipo de homem.
d) Homem de Neanderthal: Descoberto na Alemanha, tendo existido entre 200.000 e 50.000 a . C.
e) Homem de Cro-Magnon: apresentava maior capacidade de raciocínio. Foi descoberto na França e apresentava grande semelhança ao homem atual.
f) Homo Sapiens: trata-se do homem atual, pouco se diferenciando do homem atual, mas é bem mais evoluído mentalmente que este último.

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